quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O Festival de Woodstock

O festival de "Woodstock Music & Art Fair", aconteceu em 17 de agostode 1969, na cidade de Bethel, em Nova York. Consagrando artista como,‘Jimi Hendrix’ e ‘Janis Joplin’. Cerca de 500 mil pessoas, maioriajovens,compareceram ao evento e enfrentaram engarrafamentos, falta dealimento e água, com intuito de vivenciar três dias de puro prazer, nomaior e mais importante festival de musica da história contemporâneano mundo. Os idealizadores do evento foram quatro jovens milionários que procuravam algo interessante para investir seu dinheiro, esteseram: Jhon Roberts, Joel Rosenmam, Artie kornfeld, e Michale Lang.

O clima nos Estados Unidos ainda era tenso, após o fim da guerra e a juventude dos anos 60, tinha em sua pela o desejo de rebeldia e busca por liberdade de expressão e sexual . E tudo que os rebeldes jovens queriam estava na contra cultura de Woodstock: Sexo, Drogas e muito Rock’n Roll, enterrando toda a inocência dos jovens 60 e intensificando o movimento Hippie. O festival de Woodstock , também mostrou que separação entre interprete e compositor parecia ter acabado com a síntese dos dois num só artista. Tornando o rock era da época, principal refugio na vida da juventude americana, articulando poderosas esperanças.



Os cantores que participaram do encontro foram: The Whon , Bob Dylan,Janis Joplin, Jefferson Airplane, The Band, Bert Sommer, Tim Hardin,Ravi Shankar, Melanie, Arlo Guthrie, Joan Baez, The Grease Band, JoeCocker, Country Joe and the Fish, Ten Years After,dentre outros. Houveram depois outras edições do Festival, uma em 1994 e outra em 1999. Mas nenhuma teve tanta repercussão quanto a primeira de 1969,que foi um grande marco para a história musical da década e da história.






Postado por: Paloma Viricio.